Highslide for Wordpress Plugin Google

Escudos “ocultos” do Operário

A menos de um mês para o centenário do Operário Ferroviário, ainda existe muito a ser pesquisado e resgatado sobre a riquíssima história do Fantasma de Vila Oficinas.

Em sua centenária trajetória, o clube passou a ostentar em suas camisas, objetos e documentos oficiais diversos escudos. Muitos pesquisadores, históriadores de ofício ou não, baseiam-se no belíssimo livro “Fantasma da Vila” publicado pelo grande incentivador e participante ativo do futebol princesino, José Cação Ribeiro Junior, falecido recentemente.

Escudos publicados no livro "Fantasma da Vila", de José Cação Ribeiro Junior

Nesta sua publicação, José Cação Ribeiro Junior cita como escudos oficiais 8 variações de modelos, entretanto, vasculhando o passado, percebemos que temos mais alguns modelos que foram ostentados e presentes na história do clube.

Vasculhando alguns documentos oficiais e fotos antigas, vemos estes outros símbolos “esquecidos” no passado, vamos a eles:

Em carta oficial de 10 de julho de 1931, endereçada a Júlio Pelissari prestando condolências pelo falecimento de seu avô, vemos a presença de um escudo diferenciado, ostentando as siglas O.S.C. (Operário Sport Club). Neste mesmo documento, podemos retirar outros dados interessantes, como a existência de Sede endereçada na Rua Sant’Anna, e o campo em Vila Oficinas. Além de certo destaque dado aos títulos de Campeão do Interior de 1928 e 1929. O ponto mais divergente deste documento, com certeza é a data de fundação, que segundo o mesmo seria em 1 de maio de 1913. temos no ano de 1913 a constituição e oficialização da primeira diretoria no mês de abril, entretanto, a data de 1 de maio remete uma homenagem ao Dia do Trabalhador, comemorado em 1 de maio em diversas partes do mundo.

Documento oficial de 1931

Este documento pertence ao acervo pessoal da família Pelissari, e foi digitalizada pelo fotógrafo Luciano Mendes.

Em foto de 1916, vemos um escudo contendo as iniciais O.F.B.C (Operário Foot Ball Club); utilizado somente na camisa do goleiro. Esta foto pertence ao acervo de José Cação Ribeiro Júnior.

Elenco de 1916

E para finalizar, temos este terceiro escudo, o qual se fazia presente no placar antigo campo do Operário Ferroviário na segunda metade dos anos 30 e início dos anos 40. Em formato circular, com duas linhas oblíquas em seu interior, semelhante as utilizadas nos escudos de Coritiba e Grêmio de Porto Alegre, tinha coloração branca, com a faixa interior preta contendo as iniciais O.F.E.C (Operário Ferroviário Esporte Clube)

Símbolo presente no estádio nas décadas de 30 e 40.

A segunda e a terceira imagem, foram-me enviadas pelo doutor Ângelo De Col Defino, grande pesquisador do passado alvinegro, e prestes a lançar uma publicação sobre os 100 anos do Operário Ferroviário.

Estes são apenas alguns exemplos de como nosso passado é rico, e ainda pouco conhecido. Cabe ao clube, seus torcedores e pesquisadores trabalhar encima de tanto material, para trazer a tona e a conhecimento de todos estas histórias.

 

Tag(s): , ,

Categoria(s): História, Notícias

18 Comentários

 
  • 1

    Muito legal, ansioso pela publicação do livro do Ângelo de Col Defino.

    por Erick Araujo

  • 2

    Ola Marcus Vinicius .. gostaria muito de compartilhar este artigo no meu web site do qual está citado ao lado no nome ali … citarei as fontes das quais ja foram citadas no texto ..e a fonte do site e do escritor .. no caso você.
    Teria algum custo para publicar? poderei? se precisar seguir algumas regras me manda por email ou por aqui mesmo ..Att NF Obrigado

    por Nosso Fantasma

  • 3

    Show de bola, que rica história do nosso Fantasma !

    por Bandeira

  • 4

    O local do campo onde o time tirou a foto é onde hoje fica a igreja de São Cristovão e cine Pax. Aquela cobertura dupla que esta atras não faz muito tempo que foi demolida, ficava exatamente no encontro da rua Antonio Russo com Inacio de Lara.

    por Isonel Bischof

  • 5

    o goleiro parecia o filho do hitler

    por beto

  • 6

    Thiago, possuo em mi nha residencia um prato comemorativo AO cinquentenário do operario em 1962. que ganhei da minha madrinha a peça era do pai dela e quando ele faleceu ela me deu. A noite voi fotografa-lo e te envio por email, é uma peça muito bonita com o escudo parecido com o numero 4 da primeira ilustração.

    por Paulo H

  • 7

    Blza Paulo H, inclusive estamos pensando em organizar uma exposição de materiais tipo esse seu, será que você emprestaria a peça? abraço.

    por Thiago Moro

  • 8

    Legal essa exposição, temos um mini copo de chopp com o escudo nº 4 do Fantasma…

    por Bandeira

  • 9

    Tiago tenho uma bandeira do dia da inauguração da iluminação do GK, em 1979 contra o Brasil de Pelotas, se kiser te mando a foto..

    Abraçoss…

    por graviesky

  • 10

    Tanto escudo e a gente usa o do Santos. Uma lástima.
    Devia ter concurso para escudo também.

    Domingão, todo mundo esperto com a arbitragem.
    Diretoria, abre o olho. Estão garfeando todo mundo pra dar atretiba na final.

    por BOZO

  • 11

    Verdade Bozo, na minha opinião nem precisa fazer concurso pra escolher outro escudo, o melhor de todos já esta pronto, o Homem com a marreta na mão no próprio site…quer melhor?? Tem tudo a ver com o Operario…Um dia ainda vou confeccionar uma camisa com esse escudo e tenho certeza vai fazer o maior sucesso…

    por SERJÃO

  • 12

    Ô pessoal…será que eu tô enganado ou aquele papel timbrado ali em cima tá datando como 1º de maio de 1913 a fundação do OFEC???? Que beleza….se for assim ainda tem mais um ano pra gente pensar no centenário!!!!! husahasahsushuah. Oh Thiago, investiga isso aí!!!!

    por Jeffao

  • 13

    Jeffão, o artigo é do Marcus Vinicius e tá constando sobre isso no texto… Pode conferir.

    por Thiago Moro

  • 14

    Sobre 1912:
    É que a primeira diretoria eleita é de 1913. Só que de abril de 1913.
    Daí eles quiseram fazer a homenagem para o Dia do Operário – atual Dia do Trabalhado, Dia 01 de maio.
    Como não dava para ignorar que a primeira diretoria era de abril de 1913 e não dava para mudar a data da posse da diretoria para 01 de maio de 1913, e eles já jogavam partidas amistosas entre os próprios trabalhadores ferroviários desde 1912 em Vila Oficinas, resolveram instituir o 01 de maio do ano ANTERIOR, 1912, para ficar de acordo com a Homenagem ao Dia do Operário – 01 de maio.
    Então ficou instituída em Estatuto o 01 de maio de 1912 como a data a ser comemorada.

    Prática comum na época, como no caso do Coritiba, fundado em janeiro de 1910, que usou o 12 de outubro de 1909 (data do convite para que os curitibanos viessem a Ponta Grossa para o primeiro jogo da história do Paraná) para ser comemorado em seu estatuto. Ganhou 3 meses a mais de vida. Ou no caso do Flamengo-RJ que foi fundado em 17 de novembro, mas no seu estatuto ficou 15 de novembro como a data a ser festejada porque é feriado nacional.

    por Ângelo Luiz De Col Defino

  • 15

    Thiago,

    aproveito para sugerir que além das seções “Operarianos do Futuro”; “Operarianos pelo Mundo” e da Galeria em homenagem ao grande Cação Ribeiro, o Operario.com abra espaço para o “Museu do Fantasma” – museu virtual onde fotos de camisas antigas, artigos relacionados ao OFEC, textos sobre assuntos históricos e imagens antigas possam ficar armazenadas em um só lugar.

    por Ângelo Luiz De Col Defino

  • 16

    Thiagão, desculpe a falha…eu dei só uma passada nas fotos e não tinha lido a matéria. Abraços!!!

    por Jeffao

  • 17

    que tal por o coxa tubarao furacao e o gaiovotas digo arapongas na geladeira pegue o nome escrito num papel copo descartável e coloque pra congelar intao so ganhar e eles emmpatarem

    por luiz carlos dos santos

  • 18

    Caro luiz carlos,se macumba funcionasse jogo na Bahia só terminaria empatado. O Arapongas nao é o melhor time do interior atoa,a diretoria deles investiram em jogadores novos e talentosos e nao em macacos velhos e boleiros como alguns sao aqui no Operario.

    por emerson meira lima

  • *Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do OPERARIO.com

Deixe um comentário

19

*Para mostrar sua imagem no comentário, cadastre-se no gravatar.com