Highslide for Wordpress Plugin Google

Organizadas reúnem-se com comando da PM

Sinalizadores utilizados em 2010 aguardam liberação para 2011

Membros das torcidas Trem Fantasma e Fúria Jovem estiveram na tarde de ontem na sede do Operário Ferroviário reunidas com o comando da Polícia Militar em Ponta Grossa.

O objetivo da reunião era passar as normas de conduta dos torcedores organizados para a disputa do Campeonato Paranaense 2011.

- Cada organizada continua com 10 instrumentos, sendo que a listagem com nome e RG.
- Cada torcida poderá levar 5 bandeiras de mastro(pvc). Também com cadastro prévio e apresentação do RG.
- Sinalizadores tipo fumaça, está a definir
- Piscas, fogos de artifício e bombas em geral, está vetado.
- Extintores está a definir, com resposta a ser dada pelo Comando da PM até sexta feira, mas com algumas ressalvas. Ele deverá permanecer imóvel, em suporte junto ao alambrado na parte de dentro do campo.
-Bobinas: Também a definir, com resposta na sexta feira.

Trem Fantasma apresenta carta de sugestões à PM

A Torcida Trem Fantasma aproveitou a reunião e entregou uma carta ao Comandante Pinheiro com sugestões para a segurança do jogo contra o Coritiba, estreia do Paranaense 2011 e válidas para todo o campeonato. Segue a carta na íntegra:

Nós, diretores da Associação Esportiva, Recreativa e Cultural Trem Fantasma, como forma de contribuir pela ordem e segurança nos eventos esportivos realizados no Estádio Germano Kruger, viemos a público declarar nossas opiniões e sugestões que consideramos ideal, para que possamos coibir atos de violência e vandalismo que porventura possam ocorrer nos jogos do Operário Ferroviário neste Campeonato Paranaense que está para transcorrer.

Em primeiro lugar, declaramos que primamos pela segurança e pela ordem nos jogos, sendo contra nossa ideologia qualquer ato de violência ou desrespeito as normas impostas. Em nossas resoluções, sempre deixamos bem claro para nossos associados, a importância do respeito a ordem e ao próximo, sendo que eliminamos de nossos quadros quem porventura não venha a cumprir tais determinações.

Sempre que solicitado, iremos colaborar para identificar possíveis infratores. Entretanto, não possuímos poder de polícia, ou papel de fiscalizar o público que freqüenta o estádio, e estas medidas punitivas devem ser efetuadas pelos órgãos competentes.

Como medidas de segurança, achamos conveniente elencar táticas e formas, que visem a coibir e eliminar qualquer possibilidade de confronto ou confusão entre torcedores:

Relação com torcida visitante:

Sabemos que iremos receber em Ponta Grossa neste campeonato, um bom público visitante, principalmente contra os clubes da capital; Atlético Paranaense, Coritiba e Paraná Clube. Nestes jogos, a preocupação deve se estender não somente para a região do Estádio Germano Krüger, mas em uma preocupação de receber e retirar com segurança estes torcedores de nossa cidade. Achamos conveniente, a realização de escolta a partir do trevo do Vendrami, tanto antes como após o jogo, com o intuito de evitar qualquer transtorno em todo este percurso.

Quanto à venda de ingressos, achamos conveniente destinar uma carga para venda antecipada junto aos pontos de venda do clube oponente. Para que assim, estes torcedores adentrem ao estádio com mais organização e com uma rapidez maior.

Dentro do Estádio Germano Krüger:

Algumas medidas simples, podem coibir qualquer ato de confronto ou confusão entre os torcedores presentes, dentre elas citamos.

- Receber e retirar os torcedores visitantes em bloco, com o intuito de evitar a provocação existente em toda a divisa do alambrado da curva Sul do estádio.

- Permitir o acesso do público local a curva sul, a partir do momento que a grande maioria da torcida visitante já esteja devidamente alocada em seu espaço, evitando assim qualquer contato próximo entre as torcidas.

- Após o término de jogo, esvaziar primeiramente todos os torcedores da curva Sul, para aí sim, permitir a saída dos torcedores visitantes. Após toda a retirada destes torcedores, liberar os portões e permitir a saída dos torcedores locais.

- Como forma alternativa, achamos interessante a possibilidade de isolamento visual de toda a divisa, através de tapumes ou ploters, como presenciamos a existência no estádio do Sesi; na cidade de Blumenau, Santa Catarina.

- Para a divisa lateral da arquibancada, o isolamento através de cordas em espaço seguro, com a presença de seguranças de ambos os lados.

-Presença de segurança e policiais a paisana próximo aos setores de divisa, que visem a identificar possíveis vândalos ou torcedores mal intencionados.

Acreditamos, que com estas medidas, eliminaremos qualquer possibilidade de confusão ou confronto dentro e fora do estádio, proporcionando para o verdadeiro torcedor que freqüenta o estádio, um ambiente seguro e saudável.
Reforçamos também, que nossa agremiação sempre está de portas abertas para o diálogo e o debate, visando sempre colaborar com o Operário Ferroviário Esporte Clube, e toda a sua diretoria; como também para os demais órgãos de segurança existentes em nossa cidade.

Att.
Diretoria Associação Esportiva, Recreativa e Cultural Trem Fantasma

 

Tag(s): , ,

Categoria(s): Notícias, Torcida

26 Comentários

 
  • 1

    Legal , parabens pela carta.

    O que achei de BASTANTE importância, e que tinha de ter sido feito já a muito tempo, é a colocação dos tapumes ou o quer que seja ali na “curva sul”, tapando o contato visual entre os torcedores. Aquele alambrado la atras eh BRINCADERA.

    Alias, nao deveria ser nem uma medida preventiva de ultima hora, nem uma coisa pra “tapear”.
    Ja passou da hora de erguer um muro de tijolo ali, separando o corredor da nossa torcida. Um muro de tijolo, ou porque nao um tunel de uma vez, que levasse a torcida adversaria com segurança até o espaço reservado a eles.
    Esse tunel ja poderia ser construído com uma esstrutura capaz de suportar um possivel aumento da arquibancada da curva sul por cima dele, assim como nos grandes estadios.

    Mas quando isso vai acontecer? NUNCA.
    As cabeças la dentro do ofec sao do tamanho de ervilhas, e dizer isso ainda significa estar sendo gentil.
    Nao sai tão caro assim fazer uma “reforma” dessa ali atrás, nem que fosse só o muro, sem cobertura mesmo.

    Mas nossos queridos empresários, gerentes, gestores e afins, preferem sumir com o dinheiro arrecadado dos jogos, que pra leigos ou não, sempre soôu como muito MAU aplicado.

    por Charada

  • 2

    Muito boa essas idéias, agora vamos ver se a policia fará sua parte, falando do jogo em Blumenau pela série D do brasileiro, estava próximo do Sr. presidente do operario e ele fez o seguinte comentário “poxa legal essa divisória da pra colocar no nosso estádio…..” isso já passou vários meses e até agora nada, será que não tem grana pra comprar lona????

    por Kleber

  • 3

    Parebéns pela carta,

    Ali na curva, a ideia do tapume acho q é a ideal, aliás já deveria ter sido feito… não precisa nem ser tapume… pode ser até lona mesmo… apenas para q uma torcida não veja a outra…

    Também achei interessante a ideia dos extintores presos, pq tem q ter o extintor(a fim é a marca do fantasma) mesmo q fiquem presos…. o q interessa é a fumaça/festa na entrada dos jogadores…
    se liberarem já manda colocar ums 3 extintores ali na curva… rsrsrs

    por Giva

  • 4

    Charada…….

    Muro??? Tunel????

    Mas daí não vai sobrar dinheiro pro cloro da piscina…

    Tsc, tsc…

    por Franciel

  • 5

    3 coisas que o torcedor não deve fazer:

    -agressão física entre a própria torcida ou as torcidas rivais;
    -atirar objetos ex: pedra, pilha, celular, rádio, lata, copo, moeda, muleta, óculos, dentadura, etc;
    -invadir o gramado pra aparecer ou agredir alguém.

    por Beto

  • 6

    ah é??? achei que isso tava liberado!!!

    por Thiago Moro

  • 7

    Outra coisa que eu sempre vejo na parte visitante é quando eles saem no intervalo pra ir ao banheiro ou a procura de bebida e comida, os vendedores nao vao até lá e faz com que eles se encontrem e se provoquem,aumentando a confusão…sei lá…poderia pensar em algo tambem pra essa hora.

    por Jonatas Santos

  • 8

    Sou torcedor do Atlético Paranaense e pretendo me deslocar de Curitiba até Ponta Grossa no jogo entre as duas equipes.. Principalmente por ter um carinho muito grande pelo Fantasma da Vila Oficinas e por ter um grande respeito e orgulho das torcidas Trem Fantasma e Furia Jovem, que fazem uma festa bonita no GK..
    Espero acima de tudo uma grande partida e uma excelente festa..

    P.S. Este domingo vou estar na Arena do Atlético mas vou estar com o mp3 ouvindo e torcendo também pelo Operário.

    por Egon Laertes Schurt

  • 9

    Aqui dentro n poderiamos aceitar os torcedores adversários entrarem com bandeiras e instrumentos musicais,pois quando vamos a Arena da Baixada e Couto Pereira é extremamente proibida a entrada com tais objetos,assim eles terão que gritar mto mais para tentar fazer algum barulho,sabemos o qnto isso atrapalha. Oq acham ??? Abraço Vamos LOTAR o Germano Domingo .

    por Bruno Hoinaski

  • 10

    hahahahhaahahhahahahah

    boa Thiago..hahahahahah

    por Fernando Rodrigues

  • 11

    Essa do tapume é uma ótima. Não sai nem 2 mil reais…

    por Molina (O site ainda não saiu, mas sai hoje)

  • 12

    Ouvi no rádio que ROTAM/CHOQUE vão fazer uma geral na torcida do Coxinha na entrada da cidade e dentro do estadio com cães e tudo mais….quem der uma de espertinho já roda antes….

    por SERJÃO

  • 13

    Droga … tinha feito uma dentadura nova pra pode jogar a velha nos cara do Coxa …quebraram minhas perna agora ….

    por Pszcepan

  • 14

    ok, escolta pra eles…

    e lah em curitiba no 2º turno ?

    por Luiz

  • 15

    Po eu achei que dentadura pelo menos era liberado pra jogar no gramado. Entao ferrou tudo, nem vou mais.

    por Charada

  • 16

    Egon:

    Achei muito simpático de sua parte elogiar as torcidas organizadas do “Fantasma”.

    Em 2010, assisti a três jogos na Arena da Baixada, dois quando o Operário jogou contra a Atlético e o outro, no dia 05/11, jogo Atlético 1 x 0 Palmeiras, desta vez, torcendo para o Atlético (para time paranaense, é claro). Sua torcida também faz uma festa muito bonita!!

    Seja bem vindo a Ponta Grossa!!

    por Claudia

  • 17

    Uma coisa interessante que vi quando fui naquele maravilhoso 2 a 1 de virada na Arena, foi que a torcida Fanáticos fica exatamente na extremidade mais longe possível da torcida visitante…

    É apenas uma idéia, mas não seria o caso de nos jogos contra Atlético, Coxa e Paraná, que sabemos que vem torcida de lá, deslocar a Trem Fantasma pelo menos para aquela curva do gol de entrada???

    Sei que muita gente não gosta de assistir jogo daquele local pelo fato das arquibancadas serem baixas, mas em se tratando de segurança, para evitar provocações (que querendo ou não sempre ficam mais sérias e várias vezes geram brigas), não deixaria um clima mais tranquilo, priorizando apenas o espetáculo???

    Sei que alguns vão me malhar, normal, mas não vamos ser hipócritas, todo mundo aqui sabe que tem gente nas organizadas que passa senão os 90 minutos, uma boa parte apenas olhando para a torcida adversária preocupados em xingar, provocar, etc…

    Sei lá, acho que nesses 3 jogos seria interessante…

    Um caso a se pensar.

    por Franciel

  • 18

    Faltou uma vírgula, daí pode dar interpretação diferente…

    Eu quis dizer assim:

    deslocar a Trem Fantasma pelo menos, para aquela curva do gol de entrada, porque a Furia já fica longe o suficiente da torcida visitante…

    agora acho que melhorou…rrssr..

    por Franciel

  • 19

    Franciel

    Da pra perceber que você não entende nada do que se passa no Germano Kruger, e principalmente no que diz respeito a Trem Fantasma.

    Você deve estar fazendo uma piada( de mal gosto, diga-se) fazendo esta sugestão.

    Se você prestasse o mínimo de atenção, iria lembrar do jogo ano passado contra o próprio Coritiba, ou contra o Joinville, que recebemos um público visitante considerável.
    Nestes 2 jogos, no local aonde fica nossa torcida, não tivemos nenhum caso de provocação ou problema maior.
    Sabe porque? Porque nós sabemos controlar nossos torcedores, e ficamos fazendo papel de segurança ali atrás naquele alambrado.
    Pois sabemos do perigo e da possibilidade de ocorrer uma tragédia caso ele vá abaixo em um confronto.
    Além da penalização que isso possa vir a ocorrer ao Operário Ferroviário.

    Vale ressaltar também, que em públicos visitantes menores, como contra o Rio Branco, fomos lá cumprimentar os mesmos, pois NÓS viajamos, e sabemos o que é passar aperto em outras cidades.
    Contra o São José fizemos uma ótima recepção e confraternizamos junto dos torcedores gaúchos.

    Agora deslocar nossa torcida?
    Não, o problema não é as torcidas organizadas, tanto a TTF como a TFJ, que muita gente insiste em marginalizar, e sim em cobrar postura do torcedor comum, que acha que estádio é CIRCO, e pode fazer o que bem entende.
    Este mesmo torcedor que não bota a bunda num onibus por 5, 6, 8 horas para ver jogo em Cascavel, Joinville ou Blumenau, e que se acha homem cuspindo, chingando ou jogando objetos com uma grade na frente…..

    Devemos educar esse torcedor de divisa e irresponsável, e esse papel quem deve ter é a polícia, e a própria segurança. Em descer a borracha quando isso ocorrer…..

    por Marcus Vinicius Adamowicz Filho

  • 20

    Para a festa ser completa, os extintores e bobinas não podem ficar de fora!!!

    PM e diretoria do OFEC, por favor coperem com a festa!!!

    Domingo GK vai ta lotado, jogo televisionado, o PR inteiro vai ver a festa da TTF!!!

    por Osvaldo

  • 21

    Marcus

    E aquele jogo (contra Joinvile se não me engano)…

    No intervalo do jogo, meia dúzia de torcedores de organizada foram lá perto do alambrado que separa as duas torcidas e começaram a provocar a torcida do JEC, enquanto o resto da TTF, inclusive diretoria, apenas olhava de longe a provocação….

    Depois no final do jogo voltaram ao alambrado agora em número bem maior, e foi preciso intervenção da PM ameaçando dar porrada com cacetete para tentar controlar a coisa, com objetos voando, sei lá se eram bobinas, pedras, sei lá, saí ali de perto na hora do fervo…

    Disso você não lembra?

    Falar é uma coisa Marcus, mas eu estava lá, e isso eu vi, não estou inventando e você sabe que não.

    Eu fico sempre na arquibancada atrás do gol de fundo, e não foi uma nem duas vezes, mas sim digamos em 90% dos jogos que vem torcida de fora, sempre tem alguém da TTF que vai lá provocar… E detalhe, quase todas as vezes foram moleques de 16, 17 anos…

    Mas deixa pra lá…. Se você diz que não fazem nada disso, quem sou eu pra contrariar.

    por Franciel

  • 22

    Franciel

    A Trem Fantasma não é cigana meu amigo…
    Temos nosso local, e nos precavimos para tentar sempre manter o controle, além de todo jogo repassar e reforçar aos nossos associados o tipo de ideologia que defendemos e acreditamos ser a mais correta, quem frequenta nossas concentrações sabe disso….

    E sobre este rolo contra o Joinville, eu tenho inclusive fotos de todo o fato, e do pessoal pendurado no alambrado, tanto operarianos, como de torcedores deles….Se quiser, posso lhe repassar. E se você identificar alguma camisa da TTF, ou figurinha carimbada nossa, eu irei lhe dar a razão…

    E ainda comentando sobre este fato, a diretoria da TTF não ficou de braço cruzado não amigo…
    No intervalo de jogo, alguns presenciaram, ocorreu uma briga ao fundo da TTF no alambrado de divisa.
    Era EU saindo no soco, tentando botar ordem , pois um torcedor passou do limite nas provocações e foi meter o pé naquele alambrado…..

    Não sou policial ou segurança, e nem pretendo ser.
    Vou ao estádio para torcer, e empurrar o time que sou apaixonado, e não para perder tempo controlando galera…..

    Por isso que digo, TODOS devem ser cientes de seus atos, e principalmente, deve ter uma segurança ou polícia bem preparada para identificar esse tipo de torcedor, e retirar o mesmo do estádio…..

    por Marcus Vinicius Adamowicz Filho

  • 23

    Quando tem grande numero de torcida visitante deveriam ficar atras do gol de entrada pq imperio ou fanaticos à 1/2 metro nao da né

    por ei coxarada...

  • 24

    Bela iniciativa da torcida…

    Poderiam incluir um nas sugestões algo parecido com o que a Falange fez la em Londrina para o amistoso contra o flamengo, isso evitaria camisas de outros times no gk, e ainda confusões como aquelas como no jogo do São José-RS, ano passado e tantas outras por pessoas que ainda insistem em ir ao gk com camisas de outros clubes

    Se alguém não leu o e-mail, ele está disponível na comunidade do campeonato paranaense.

    Abraço a todos e até domingo no GK.

    por Romildo

  • 25

    no estadio do coxa o negócio das bobinas é diferente, a torcida pede para cada integrante levar um ou dois rolos de papel higienico, olha no q da na youtube, coloca coxa:entrada do time, fica legal, acho q não precisa ser exatamente bobinas

    por Guilherme

  • 26

    papel não deu certo aqui, no Couto é diferente pois tem altura é só jogar pra baixo… aqui fizemos em 3 jogos com PH, mas foi desperdício de dinheiro… bom mesmo seria a bobina…

    por Thiago Moro

  • *Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do OPERARIO.com

Deixe um comentário

27

*Para mostrar sua imagem no comentário, cadastre-se no gravatar.com