Perguntas e Respostas


O que é a AAFA?

A AAFA, Associação Avante Fantasma é uma Associação de Torcedores do Operário Ferroviário.


Para que serve uma Associação de Torcedores?

Uma Associação de Torcedores tem por interesse divulgar e auxiliar o clube em diversos setores,
abranger a paixão alvinegra para toda a comunidade onde o clube está inserido, dando mais opções
de torcedores comuns e organizados ajudarem a construir um clube maior e melhor.


A AAFA tem relação oficial com o clube?

Não, a Avante Fantasma não tem objetivo de concorrer com a diretoria do clube, e sim auxiliá-la também na execução de algumas tarefas. 


E com a torcida organizada?

Não tem objetivo de concorrer com a torcida organizada, pois essa, em seu apoio dentro e fora de campo, é fundamental para um time que quer ser ainda maior. Ela tem o apoio da AAFA.


Como sobrevive uma Associação de Torcedores?

Como toda associação, ela precisará ter associados. Os associados contribuirão com um valor mensal (mensalidades). A AAFA irá ainda atrás de parcerias, patrocinadores, doadores e outras formas de manutenção, como venda de materiais próprios da associação, como adesivos, botons, camisetas e outros.

Qual a forma de organização da AAFA?

A AAFA tem um corpo associativo com deveres e direitos constituídos em seu estatuto próprio, registrado em Cartório de Títulos e Registros. Possui uma diretoria própria, eleita por esses associados para um mandato de dois anos. Possui ainda um conselho consultivo e um conselho fiscal. A AAFA prima pela gestão democrática e transparente.

Para onde vai o valor arrecadado pela Associação?

A Associação não remunera seus diretores e não divide lucros e dividendos entre os seus associados. Os valores arrecadados irão para arcar com suas despesas básicas (aluguel da sede, água, luz, telefone, internet, etc.) e o principal, que é a destinação aos seus projetos em prol do Operário Ferroviário Esporte Clube.

Que tipos de projetos a AAFA irá encampar?

Projetos que melhorem a imagem do clube, físicos, culturais e que possam melhorar a auto-estima do torcedor operariano e do cidadão ponta-grossense, campanhas de novos torcedores, campanhas sociais com torcedores operarianos, entre outras.

E como faço para conhecer mais e fazer parte da AAFA?

Você pode conhecer mais sobre a Avante Fantasma na internet, em sua FanPage no Facebook (www.facebook.com/avantefantasma), ou ainda conversando com os diretores e já associados. Para fazer parte, você deverá preencher uma ficha cadastral com seus dados e uma foto 3×4 na sede da AAFA, situada na Rua Visconde de Mauá, 655 – Oficinas – Em frente ao Colégio Prof. Collares.